1Out artísticoNa concentração de professores das escolas de Ensino Artístico Especializado (EAE), realizada em Lisboa, no passado dia 18 de Setembro, foi decidido assinalar o Dia Internacional da Música – 1 de Outubro – com iniciativas a desenvolver descentralizadamente em várias cidades do país onde existem estas escolas.

Participando activamente no protesto, a FENPROF estará com os professores da Academia de Música de Lagos dinamizando as seguintes iniciativas:

- 11 horas: Reunião sindical com os professores para abordagem dos problemas que assolam aquela escola, cujo diretor tem ameaçado publicamente avançar com processo de despedimento colectivo;

- 16 horas: Concerto de protesto e Conferência de Imprensa, na rua, junto às instalações da Academia de Música de Lagos.

Esta ação de rua terá dois objectivos principais:

i) Reclamar contra a situação de sufoco financeiro imposto pelo MEC ao ensino artístico especializado;

ii) Denunciar as pressões e ameaças que estão a ser feitas pelo director daquela escola aos professores que nela exercem actividade.

Relativamente ao financiamento do EAE, é de referir que a situação não sofreu qualquer alteração significativa. Mesmo que se concretize o acréscimo de financiamento na ordem dos quatro milhões de euros, conforme foi anunciado pelo MEC, essa verba não dará, sequer, para abranger todos os alunos das modalidades curriculares (articulado e integrado).