Restaurante Solar do ArcoO Sindicato dos trabalhadores da Hotelaria do Norte vai apoiar os trabalhadores e apresentar uma queixa-crime contra a gerência do Restaurante Solar do Arco, em Guimarães, que encerrou no dia 30 de Novembro e deixou cinco trabalhadores no desemprego.

A gerência do Restaurante Solar do Arco, em Guimarães, encerrou o estabelecimento e não pagou os créditos laborais aos trabalhadores, apropriou-se indevidamente das gorjetas dos trabalhadores do mês de Novembro e não entregou, sequer, o modelo para o desemprego aos trabalhadores, deixando-os sem qualquer protecção social.

Segundo o sindicato, o restaurante tinha uma boa ocupação e no dia anterior esteve cheio de clientes tendo obtido uma grande receita. Não havia nenhuma razão para a gerência ter procedido ao seu encerramento e só uma má gestão ou interesses inconfessáveis pode ter levado ao encerramento do restaurante.

O encerramento do estabelecimento é ilícito. A gerência incorre na prática de um crime previsto e punível com pena de prisão até 2 anos e pena de multa até 240 dias, nos termos do previsto no artigo 316.º do Código do Trabalho.

FONTE: Sindicato dos trabalhadores da Hotelaria do Norte