20160607Panasqueira arquivoDepois de os trabalhadores das minas da Panasqueira terem aprovado medidas de luta, a administração dispôs-se a negociar e, em poucas horas, foi alcançado acordo salarial, contemplando uma actualização de 2,5 por cento, com efeitos a Janeiro deste ano, informou o STIM - Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira.

O sindicato afirma, num comunicado que distribuiu na empresa na semana passada, que a disponibilidade dos trabalhadores para a luta foi decisiva, para ultrapassar a intransigência que a administração demonstrou, quer nas negociações directas com o STIM, quer nas reuniões intermediadas pelo Ministério do Trabalho. Perante um ataque patronal avassalador sobre o emprego e os direitos, ao longo do último ano, os trabalhadores deram a devida resposta às manobras do capital.

Os representantes da administração da Beralt Tin and Wolfram (Portugal) - empresa que detém a concessão e que no final de 2015 foi adquirida à japonesa Sojitz pelo grupo canadiano Almonty, que já detivera esta posição entre 2005 e 2008 - vinham afirmando que só estaria disponíveis para o diálogo com os trabalhadores e o sindicato no final de Junho ou início de Julho. A decisão de lutar foi determinante para os demover desta intenção.

FONTE: FIEQUIMETAL