clube praia da ouraA greve que estava marcada para o dia 25 de Junho, no Clube Praia da Oura, em Albufeira, foi suspensa por força do acordo alcançado. Face à determinação e firmeza dos trabalhadores, a administração da empresa aceitou dar um aumento salarial de 2%, com um mínimo de 30€ para todos os trabalhadores e encetar um processo negocial de quinze dias, no próximo dia 1 de Julho, para rever os salários para 2017. Além disso, a empresa comprometeu-se a tomar medidas para contratar mais trabalhadores para colmatar algumas insuficiências em algumas secções (andares, limpeza, lavandaria) e a repor stocks de roupa, material e produtos de limpeza em falta.

A greve foi convocada pelo sindicato a pedido dos trabalhadores devido à degradação das condições de trabalho e ao congelamento dos salários.

Há vários anos que os trabalhadores do Clube Praia da Oura não sabem o que é um aumento salarial mas o trabalho não parou de aumentar. Nos últimos 4 anos os trabalhadores foram confrontados com o aumento brutal dos impostos, o roubo de 4 feriados, o corte no pagamento dos feriados, entre muitas outras medidas igualmente gravosas, que causaram o empobrecimento e a degradação das condições de vida.

O patronato há boleia da "crise" e usando a chantagem do desemprego aproveitou, e continua a aproveitar, para congelar salários e degradar as condições de trabalho para continuar a obter o maior lucro possível.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve não aceita que os trabalhadores sejam os únicos a quem são negados os benefícios do aumento da procura e ocupação hoteleira na região, quando são os trabalhadores os criadores dessa riqueza. De um lado temos os dados divulgados (com crescimentos consecutivos desde 2008) e projectados pelo grande patronato: mais dormidas, mais hóspedes e mais lucros. Do outro assistimos ao congelamento dos salários, ao aumento da precariedade, do trabalho não pago e do desemprego.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve apela à unidade dos trabalhadores e à intensificação da sua luta a partir dos locais de trabalho para exigirem o aumento dos salários e a melhoria das suas condições de trabalho e de vida.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve