O Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) dos estivadores do Porto de Lisboa foi assinado hoje e estará em vigor durante seis anos. O longo processo negocial, entre os estivadores e os operadores do Porto de Lisboa, ficarou marcado por uma greve que paralisou o Porto de Lisboa e obrigou a uma maratona negocial, no dia 27 de Maio, após o que os representantes das Associações de Operadores do Porto de Lisboa voltaram a sentar-se à mesa com o sindicato para chegar à redacção consensual do novo CCT.

Para o presidente do sindicato, António Mariano, a principal "vitória" foi a garantia de que a empresa de trabalho temporário Porlis não contratará mais trabalhadores, devendo a situação dos actuais ser resolvida desejavelmente no prazo máximo de dois anos.

Outro ponto em que os estivadores e os operadores do porto de Lisboa chegaram a acordo diz respeito à progressão na carreira, tendo ficado decidido um "regime misto de progressões automáticas por decurso do tempo e de progressão por mérito com base em critérios objectivos".

FONTE: RTP