T940764RTFace aos recentes acontecimentos na Turquia, que agravam um problema, há muito denunciado internacionalmente, de violação dos direitos humanos na Turquia, a FENPROF decidiu tomar posição junto da Embaixada turca em Lisboa. Naquele país, como têm testemunhado dirigentes sindicais do Egitim Sen, organização representativa dos professores turcos, a repressão, designadamente contra sindicalistas é uma prática quase quotidiana que não pode deixar de ser condenada. Já este ano, no seu Congresso, em que estiveram presentes dirigentes do Egitim Sen, a FENPROF reiterou a sua solidariedade para com aqueles sindicalistas.

A repressão parece agora ainda mais violenta e, entre m ilhares de prisões e de processos persecutórios, surge também a notícia do despedimento de mais de 15.000 funcionários do Ministério da Educação, o afastamento de 21.000 professores de escolas particulares e também o afastamento de mais de 1.500 dirigentes de escolas superiores. Perante isto, a FENPROF não poderia calar a sua indignação, nem deixar de manifestar a sua mais forte solidariedade para com os que são vítimas da postura antidemocrática do governo turco. Fê-lo enviando o texto em anexo à Embaixada da Turquia em Lisboa.

FONTE: FENPROF