20160824AIS MontemorO SITE-SUL, no âmbito da Campanha Nacional contra a Precariedade, realizou ontem, 24 de Agosto, uma acção de esclarecimento juntos dos trabalhadores da AIS (Ais Automotive Interior Systems Portugal), em Montemor-o-Novo, no sentido de denunciar a ilegalidade dos contratos temporários de trabalho, bem como esclarecer os trabalhadores de que a um posto trabalho efectivo deve corresponder um trabalhador efectivo, bem como reafirmar as reivindicações do caderno reivindicativo apresentado à empresa em Junho de 2016.

A AIS, empresa do sector automóvel, tem mais de 50% dos seu trabalhadores contratados através de empresas de trabalho temporário. Esta é uma situação ilegal, injusta e imoral, que exige a conversão imediata para contratos permanentes de todos os trabalhadores que exercem funções permanentes há mais de 2, 3, 5 e até de 8 anos.

Fruto da intervenção do sindicato e da apresentação do Caderno Reivindicativo, da reunião realizada e da discussão do mesmo resultou o compromisso assumido pela empresa de encontrar critérios de redução da precariedade, mas o que aconteceu foi o contrario, a empresa agravou ainda mais a precariedade.

Para o SITE-SUL e os Sindicatos os trabalhadores não são descartáveis, sendo que vamos manter esta luta contra a precariedade, porque é um problema dos trabalhadores, das famílias e da sociedade, sendo um problema de todos exige uma resposta de todos para a erradicar e garantir o emprego com direitos.

FONTE: FIEQUIMETAL / SITE-SUL