20160824KeyPlasticsA Key Plastics, em Vendas Novas, aproveitou o período de férias para lançar um feroz ataque aos trabalhadores, tentando impor o «banco de horas», o que significaria retirar direitos e impor trabalho à hora. O SITE Sul está a apoiar a resistência dos trabalhadores.

A empresa começou o ataque pelos trabalhadores com contratos de trabalho temporários, que foram chamados individualmente à fábrica para assinarem a adesão, mesmo encontrando-se em período de férias. Mas a pretensão da empresa é alargar este modelo a todos os trabalhadores.

No entanto, estes estão empenhados em resistir e lutar de forma colectiva, afirma o sindicato, numa nota de imprensa divulgada ontem.

Apesar da estratégia de chamar individualmente cada trabalhador, para ser mais fácil pressionar desta forma para aderirem ao trabalho gratuito, os trabalhadores, conscientes das perdas de direitos, trabalho à borla, implicações na sua saúde e na sua vida pessoal e familiar, estão a resistir a este ataque da empresa.

O SITE Sul tem marcado presença com regularidade junto dos trabalhadores, prestando todo o tipo de esclarecimentos e apoio na recusa a esta forma de trabalho escravo e gratuito, bem como na resposta a outros ataques aos direitos de quem trabalha.

FONTE: FIEQUIMETAL / SITE-SUL