LavagemOs trabalhadores e a população do concelho de Vila Real de Santo António protestam na próxima terça-feira, 30 de Agosto, pelas 10,30 horas, na Praça Marquês de Pombal, contra a decisão da câmara de entregar a privados a recolha de resíduos e a limpeza urbana.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António prepara-se para entregar aos privados o serviço público de recolha de resíduos do concelho, incluindo a recolha de «monstros» ou «monos», os resíduos verdes, a lavagem de contentores, a limpeza urbana, de praias e ribeiras.

A autarquia pretende efectuar uma concessão por oito anos, propondo-se pagar a privados o montante de 10,4 milhões de euros ao longo daquele período.

Nos planos da autarquia está igualmente a privatização a SGU, empresa municipal de água e saneamento, em cujas redes o município investiu 60 milhões de euros nos últimos anos.

O STAL condena estas decisões e alerta para os perigos da degradação da qualidade dos serviços, aumento dos encargos para a município e população, bem como da deterioração das condições de trabalho, proliferação da precariedade e do emprego sem direitos.