GNR GA Guarda Nacional Republicana, através da Direcção de Informações do Comando Operacional, deu instruções aos Comandos Territoriais, para que até hoje, 29 de Agosto, fossem feitas chegar informações, àquele comando, sobre o número de Guardas-florestais que irão aderir à Greve Nacional, convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), para o próximo dia 8 de Setembro.

Deste modo, numa clara violação das normas do Código do Trabalho, relativas à greve, os Guardas florestais de diversas unidades, já foram questionados sobre a sua intenção de aderir à luta, o que claramente se configura como uma forma de coacção sobre os trabalhadores.

A FNSTFPS apresentou já queixa contra este comportamento da GNR, à Ministra da Administração Interna, à Inspecção-Geral da Administração Interna, à Inspecção-Geral de Finanças e à Procuradoria Geral da República.

Recorde-se que os Guardas-Florestais irão estar em greve no dia 8 de Setembro e participarão numa manifestação nacional, a realizar no mesmo dia, com desfile entre o Lg. do Carmo, onde se situa o Comando-Geral da GNR e o Terreiro do Paço, junto ao Ministério da Administração Interna,
para exigirem, a revogação da legislação que extingue a carreira, a atribuição de suplementos remuneratórios e o pagamento dos retroactivos relativos à aplicação do novo Estatuto, em vigor desde 1 de Novembro.

Fonte: FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DOS TRABALHADORES EM FUNÇÕES PÚBLICAS E SOCIAIS