stad2O STAD saúda os(as) trabalhadores(as) Vigilantes AEROPORTUÁRIOS pela GREVE HISTÓRICA que realizaram no dia 27.Agosto!

Efectivamente, os(as) trabalhadores(as) Vigilantes AEROPORTUÁRIOS(AS) de Portugal realizaram uma luta histórica – uma greve importante nos cinco principais aeroportos nacionais, com destaque especial para a do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, conjugada com uma grande e combativa concentração de denuncia e protesto, também neste aeroporto, para além de outras duas concentrações, que se realizaram nos aeroportos Sá Carneiro, Porto, e no de Faro.

No Aeroporto de Lisboa, a greve teve uma adesão superior a 80%!
Esta impressionante adesão provocou o caos em todo o sistema aeroportuário. Centenas de passageiros foram (infelizmente) prejudicados, tendo muitos deles perdido os próprios aviões; atrasos significativos nas partidas dos aviões, muitos partindo com lugares vagos pois os passageiros encontravam-se nas filas intermináveis para o controle de passageiros e bagagens; inúmeros serviços Aeroportuários foram encerrados devido à adesão dos respectivos trabalhadores à greve. A greve foi tão forte que foram ilegalmente colocadas pessoas a fazerem funções de vigilância aeroportuária sem estarem habilitados para o fazerem e, inclusive, a PROSEGUR transferiu ilegalmente 5 fura-greves do Aeroporto de Faro para virem furar a greve dos colegas de Lisboa – estas ilegalidades são demonstrativas do limite a que chegou o medo do patronato!

A greve no Aeroporto do Funchal também teve cerca de 80% de adesões e as greves nos aeroportos do Porto e de Faro tiveram mais de 50%.

Ver comunicado Sindicato dos Trabalhadores de Serv. de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Activ. Diversas