Ipanema PortoSegundo os dados do INE divulgados recentemente, a hotelaria registou 1,9 milhões de hóspedes e 5,5 milhões de dormidas em Junho de 2016, equivalendo a crescimentos homólogos de 10,3% e 9,6%.
A taxa líquida de ocupação cama subiu 2,7 p.p.; 57,5%. A evolução dos proveitos foi positiva (+15,2% de proveitos totais e +15,5% de proveitos de aposento).
As dormidas aumentaram em todas as regiões, com maior impacto no Norte (+15,1%).
Os proveitos aumentaram também em todas as regiões. No Norte o aumento foi de (+23,6% de proveitos totais e de 24,8% nos de aposento).

Só os salários continuam a marcar passo.

ACÇÕES DE LUTA VÃO CONTINUAR

Desde a última semana de Julho, o sindicato realizou 25 acções de luta à porta de hotéis, restaurantes, cafés e pastelarias e uma acção num Casino por aumentos salariais, contra a precariedade laboral e na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Já foram recolhidas mais de mil assinaturas de clientes que manifestam a sua solidariedade à luta dos trabalhadores.

Há já resultados destas acções, pois há patrões da restauração e da hotelaria que, na sequência das lutas deram aumentos salariais.

Estas acções tiveram um grande impacto no sector e os patrões reagiram muito mal à presença do sindicato à porta, havendo até quem tenha recorrido à violência para tentar afastar os sindicalistas e impedir a denúncia.

Estas e outras acções vão continuar até que a associação patronal altere a sua posição e negoceie salários justos.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte