saude minDirigentes e delegados sindicais estão, neste momento, no interior do Ministério da Saúde, para exigir a marcação de uma reunião há largo tempo pedida ao Ministro da tutela, para dar início à negociação de um conjunto de assuntos relacionados com os trabalhadores de diversas carreiras profissionais do sector.

Os compromissos de apresentação de propostas para a resolução dos diversos problemas existentes, assumidos pelos representantes do Ministério da Saúde, não foram respeitados, designadamente os relacionados com a negociação de um acordo colectivo para a aplicação das 35 horas de trabalho aos trabalhadores com contrato individual de trabalho.

Continua, igualmente, sem resposta do Ministério da Saúde, a exigência de criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde, cuja negociação se comprometeu fazer.

Pendentes, estão também os processos relacionados com a revisão da carreira de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica, a alteração do diploma legal que fixou a carreira de Técnico de Ambulância de Emergência do INEM, a revisão da carreira de Técnico Superior de Saúde, a reposição dos valores das horas de qualidade e do trabalho suplementar, da atribuição do abono para falhas, entre outros.

Perante este sucessivo adiar das soluções destes problemas que se arrastam, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, caso não obtenha hoje a marcação da reunião pretendida, irá propor aos trabalhadores a concretização de acções de luta a curto prazo.

FONTE: Federação Nacional dos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais