Hotel Palace VidagoA Unicer não actualiza os salários há seis anos consecutivos no Palace Vidago Hotel, situado em Vidago, concelho de Chaves. Face à situação, o STIHTRSN - Sindicato da Hotelaria do Norte vai discutir com os trabalhadores formas de luta para obrigar a empresa a actualizar os salários, a tratar por igual os trabalhadores desta unidade hoteleira em relação aos demais do grupo Unicer, a respeitar os direitos dos trabalhadores e a pôr termo à precariedade laboral.

Não há nenhuma razão para a empresa não actualizar os salários destes trabalhadores, já que o sector vive uma excelente situação, sucessivamente, desde 2013, denuncia o STIHTRSN. O ano 2016 confirma essa tendência, apontando-se como o melhor ano turístico de sempre.

Segundo os dados do INE, a hotelaria registou 1,1 milhões de hóspedes e 2,9 milhões de dormidas em Novembro de 2016, correspondendo a um aumento homólogo de 12,6% e 14,7% relativamente a Outubro. Os proveitos também aceleraram com mais 23,6% para os proveitos totais e 26,2% para os de aposento.

Por outro lado, o IVA sobre a restauração baixou de 23% para 13%, o que beneficiou sobremaneira as empresas.

Além disso, a Unicer discrimina os trabalhadores desta unidade hoteleira nos prémios anuais e nas regalias sociais do grupo, inclusive no seguro de saúde.

Acresce que há direitos dos trabalhadores desta unidade hoteleira que não são respeitados e aumenta a precariedade dos vínculos laborais.

O sindicato tem vindo a solicitar reuniões à empresa, mas esta recusa o diálogo e a negociação.

FONTE: STIHTRSN