ng4602486O SITE Sul desmentiu e considerou abusiva, extemporânea e falsa a informação que a Navigator Company divulgou numa comunicação interna e numa nota à imprensa acerca de ter alcançado um acordo com os vários sindicatos representativos dos trabalhadores.

Numa comunicação interna publicada no dia 15 de Março e na nota de imprensa enviada pela The Navigator Company é afirmado que já foi conseguido um acordo com os vários sindicatos representativos dos trabalhadores da The Navigator Company, nos diferentes centros fabris, compreendendo as estruturas afectas tanto à CGTP como à UGT, no âmbito do processo negocial oportunamente aberto”, excepto no Complexo Industrial da Figueira da Foz.

Para o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul afirma “esta afirmação que é falsa e abusiva, devendo ser corrigida por parte da The Navigator Company”.

O sindicato esclarece que, após a realização de cinco reuniões de negociação, ainda não foi celebrado nenhum acordo entre as estruturas representativas dos trabalhadores em Setúbal e Cacia, afectas á CGTP, e a The Navigator Company. “Desconhecemos se já foi celebrado algum acordo com outras estruturas sindicais e se tal já aconteceu, caberá a esses responder e assumir as suas responsabilidades perante os trabalhadores por eles representados” informa.

Nota à Imprensa do SITE Sul:

NOTA IMPRENSA

Na Comunicação Interna publicada no dia 15 de Março pela The Navigator Company e na nota de imprensa enviada é afirmado que já foi conseguido um acordo com os vários sindicatos representativos dos trabalhadores da The Navigator Company, nos diferentes centros fabris, compreendendo as estruturas afectas tanto à CGTP como à UGT, no âmbito do processo negocial oportunamente aberto”, excepto no Complexo Industrial da Figueira da Foz.

Perante esta afirmação que é falsa e abusiva, devendo ser corrigida por parte da The Navigator Company, cumpre-nos esclarecer o seguinte:

1. Apos a realização de cinco "5" reuniões de negociação ainda não foi celebrado nenhum acordo entre as estruturas representativas dos Trabalhadores em Setúbal e Cacia afectas á CGTP e a The Navigator Company. Desconhecemos se já foi celebrado algum acordo com outras estruturas sindicais e se tal já aconteceu, caberá a esses responder e assumir as suas responsabilidades perante os trabalhadores por eles representados.

2. Embora a Administração da The Navigator Company tenha considerado ter apresentado a sua proposta final e global, entendemos que o processo negocial ainda não se encontra fechado, havendo a possibilidade de se chegar a um acordo que seja minimamente satisfatório para todas as partes envolvidas neste processo negocial, a empresa e as estruturas sindicais em representação dos trabalhadores, estando nós inteiramente disponíveis para em conjunto encontrarmos soluções que permitam ultrapassar os diferendos existentes em relação a várias matérias.

3. Tem sido essa a nossa postura de abertura para o diálogo, construtivo que assumimos durante o processo negocial e, ainda ontem "15/3/2017", na quinta reunião de negociação dos cadernos reivindicativos da Arboser, EMA21, ATF e Headbox, reafirmámos essa postura e pedimos aos representantes da Administração da empresa que reconsiderassem as suas propostas ditas finais e procurassem fazer um esforço no sentido de as aproximarem ás justas reivindicações dos trabalhadores.

4. Em concreto, no caso das negociações dos cadernos reivindicativos da Arboser, EMA21, ATF e Headbox os negociadores em representação dos trabalhadores destas empresas que exercem as suas funções no complexo fabril de Setúbal não podem nem devem assinar um acordo que não respeite a vontade dos trabalhadores dessas empresas que trabalham na Figueira da Foz e Cacia, logo seria impensável que o SITE Sul ou a Fiequimetal tivessem já assinado um acordo contrário à vontade dos trabalhadores.

O Site Sul e o Site Centro Norte tudo irão fazer, para que a Administração apresente, uma proposta justa que venha ao encontro das justas reivindicações apresentadas e que traga a mais possivel uniformização dos direitos dos trabalhadores das empresas do Grupo Navigator "Portucel" em todas as materias.

Por ser abusivo, extemporâneo e falso exigimos que a Administração da The Navigator Company reponha a verdade e corrija o texto publicado e a nota de imprensa emitida.

Setúbal, 16/3/2017

A DIREÇÃO