“Todas as reivindicações exigidas, desde o aumento dos salários até às condições de trabalho, passando pelas questões de assédio moral, foram ignoradas ou relativizadas pela empresa” informa o CESP – Sindicato do Comércio Escritórios e Serviços, num comunicado onde esclarece as razões para a marcação da greve.

O sindicato denuncia a “postura prepotente e arrogante” da empresa que impôs “limitações ao livre exercício da actividade sindical dentro da empresa”, ao mesmo tempo que “continua a não querer resolver as questões de discriminação salarial e de assédio moral que diariamente se

“O desrespeito pela vida pessoal e familiar dos trabalhadores, patente nos horários de trabalho é também um grave problema de assedio moral entre outros que deve ser resolvido urgentemente” refere o CESP.

Segundo o sindicato, a “empresa incentiva os responsáveis de loja a atribuir uma má avaliação aos operadores, chegando ao ponto de ordenarem a reavaliação quando a consideram muito boa”.

As reivindicações dos trabalhadores do Dia/Minipreço que levaram à marcação da greve são as seguintes:

- Aumento salarial de 40€ para todos

- Subsídio de Alimentação de 6€

- Horários regulados e que respeitem a conciliação com a vida pessoal e familiar

- Correcção da injustiça na carreira profissional dos operadores de armazém

- Livre exercício da actividade dos delegados sindicais com condições

- Fim ao assédio, pressão e repressão aos trabalhadores

FONTE: CESP