cesp098A Quinzena de Luta dos Trabalhadores do Comércio, que está a decorrer desde 15 de Fevereiro, encerra amanhã com uma Tribuna Pública que decorrerá, das 11:30 às 13:00 horas, em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa.

A iniciativa realiza-se frente ao Centro Comercial Vasco da Gama de forma simbólica. Nesta área comercial funcionam estabelecimentos de várias empresas filiadas na APED (Associação Patronal), nomeadamente, da Sonae (como o Continente e Worten), empresa que pratica dos salários mais baixos, paga pela Tabela B nos distritos fora de Lisboa, Porto e Setúbal, e mantém a injustiça na carreira dos operadores de armazém.

Na Tribuna Pública haverá depoimentos de trabalhadores das várias empresas e de locais de trabalho de todo o país. Contará ainda com a participação de João Torres, membro da Comissão Executiva da CGTP-IN.

Na Quinzena de Luta, os trabalhadores do comércio exigem a negociação do contrato colectivo de trabalho, com aumentos salariais para todos, salários iguais em todo o país (fim da Tabela B do contrato colectivo), carreiras profissionais dos operadores de armazéns e de lojas iguais, com progressão automática até à categoria de especializado, sem contrapartidas (como a redução do valor pago pelo trabalho extraordinário e a introdução do banco de horas no CCT).

Denunciam também as condições em que trabalham todos os dias nestas empresas com lucros milionários, nomeadamente os salários de miséria, horários de trabalho desregulados, precariedade, pressão e perseguição, ritmos de trabalho desumanos e atropelo aos direitos legais e contratuais.