cristina tavares 1Este dia 28 de Novembro de 2019 assinala a passagem de 1 ano do despedimento ilícito da trabalhadora corticeira Cristina Tavares, vítima de assédio laboral que, graças à resistência, coragem e luta, foi reintegrada na empresa, onde permanece ocupando o seu posto de trabalho.

Não se voltaram a registar conflitos entre a trabalhadora e a empresa, mas diversos processos judiciais continuam a correr no Tribunal para que os direitos e a dignidade da trabalhadora sejam devidamente repostos.

Cristina continua a defender e a exercer os seus direitos, em conjunto com o Sindicato, na certeza de que a dignidade humana continua a ser um valor insubstituível e que reclama uma intervenção social e laboral atenta e permanente.

Desde há mais de um ano atrás, a divulgação pública do processo, em especial através da informação sindical e dos órgãos de comunicação social, evidenciou não só a importância da intervenção colectiva e solidária do movimento sindical, como o poder da comunicação social na valorização dos trabalhadores e do mundo do trabalho.

Este processo demonstrou que quando se juntam a coragem individual, a intervenção sindical activa e solidária, a actuação empenhada das entidades fiscalizadoras e a divulgação pública, é possível reforçar caminhos em direcção à reposição da justiça, ao respeito pelos direitos sociais e laborais e à dignidade humana no trabalho e na vida.

Fonte: FEVICCOM