hospital gaiaRealizou-se hoje de manhã uma concentração de protesto à porta do Hospital Privado de Gaia pertencente ao Grupo Trofa Saúde.

Da parte de tarde, realiza-se novo protesto, desta vez junto ao Hospital Boa Nova em Matosinhos também pertencente ao grupo.

O Grupo Trofa Saúde não respeita os direitos dos trabalhadores, mantém um banco de horas ilegal a funcionar e obriga os trabalhadores a fazerem 10/12 horas diárias sem pagar o trabalho suplementar e pondo em causa a vida pessoal e familiar.

Além disso, obriga os trabalhadores a polivalências ilegais, não classifica os trabalhadores de acordo com as funções que estes exercem, dificulta a marcação das férias, há muita precariedade, não assegura formação profissional, não aplica a contratação colectiva aos trabalhadores do call center, etc..

Há um clima de pressão e medo, os ritmos de trabalho são muito intensos, os trabalhadores sentem-se intimidados e no call center são controladas as idas à casa de banho.

O Grupo Trofa Saúde não respeita os direitos sindicais, não há quadros para a informação sindical nas unidades e não pede os legais pareceres aos delegados sindicais.

Recentemente, o Grupo Trofa Saúde proibiu a realização de reuniões de trabalhadores nas suas unidades de saúde e no call center da Trofa.

Além disso, recusa reunir com o sindicato e recusou ir às reuniões no Ministério do Trabalho, requeridas pelo sindicato.

No salário do mês de Fevereiro, na véspera da luta, o Grupo pagou a alguns trabalhadores o subsídio de turno de 15%, mas não pagou os retroativos devidos nem esta medida abrangeu todos os trabalhadores.

fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte