acoresDespedimentos ilegais, chantagem para obrigar a baixas médicas, imposição de férias e redução de horário com corte no vencimento, entre muitos outros, são atropelos aos direitos dos trabalhadores que estão a ocorrer nos Açores e foram denunciados à imprensa, ontem, pela União de Sindicatos de São Miguel e Santa Maria (USSMSM).

Algumas destas situações já foram objecto de denúncia à Inspecção Regional de Trabalho e, assegura a União, nos próximos dias serão denunciadas mais casos e mais empresas.

A USSMSM manifestou ainda preocupação com o incumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde, dando o expemplo da COFACO (indústria conserveira), onde não são respeitadas as distâncias mínimas entre as trabalhadoras em laboração, e da Provise (serviços de vigilância), que não está cumprir as normas de saúde e segurança no trabalho, nomeadamente na entrega de materiais de protecção dos trabalhadores: luvas e desinfectantes.

FONTE: Diário dos Açores