celcatOs trabalhadores da Prysmian/CelCat acabam de conquistar aumento do salário e do subsídio de refeição, bem como a reposição dos valores do acréscimo das horas extraordinárias e do descanso compensatório, após um processo negocial que foi concluído, já este mês, por videoconferência, informou hoje o SIESI – Sindicato das Indústrias Eléctricas:

Aos Trabalhadores da Prysmian/CelCat
INFORMAÇÃO: Aprovado Acordo Salarial 2020 e 2021!

A CNS/SIESI reuniu com a Direção da empresa por videoconferência no dia 3 de Abril, pela 14ª vez, neste longo processo que finalmente foi concluído. Primeiro porque a Direção da empresa atrasou o processo e, depois, pela situação excecional que estamos a atravessar. Não é esta a proposta ideal que a CNS/SIESI e os seus associados aspiravam, no entanto, foi a proposta aprovada pelos trabalhadores, face à atual situação que se vive, devido ao Covid-19, que infelizmente nos assombra bem como o resto do mundo.

Recordamos que foi com a força, unidade e determinação dos trabalhadores que durante as negociações se conseguiu deitar abaixo as tentativas de retirada de direitos que a direção da empresa iniciou este processo e que tanto queria implementar.

Mas, desde o início, estávamos mandatados pelos trabalhadores em não negociar retirada dos direitos consagrados no Acordo de Empresa. Coletivamente fomos determinantes nessa matéria e, além disso,conseguimos a reposição de algumas das nossas reivindicações.

Acordado para 2020

Acordado para 2021

Actualização do salário em 1%

Actualização do salário, no mínimo, em 1% ou valor da inflação. Se o valor de absentismo for atingido em 2020 acresce 0,5% ou 0,6% ou 0,7%.

Subsídio de refeição passa de 6,00€ para 6,70€

Reposição do valor do acréscimo das horas extraordinárias (+50% do que actualmente é pago) e reposição descanso compesatório (25% das horas extras trabalhadas)

Subsídio de refeição passa de 6,70€ para 7,00€

1 dia de compensação próximo ao Natal

Prémio de absentismo:

1. Se o valor se situar entre 6% e 7% haverá lugar ao pagamento de um prémio no valor de 0,5% do total de remunerações anuais. Se atingido este valor de absentismo, no ano seguinte é incluído no aumento salarial mais 0,5%.

2. Se o valor se situar entre 5% e 6% haverá lugar ao pagamento de um prémio no valor de 0,6% do total de remunerações anuais. Se atingido este valor de absentismo, no ano seguinte é incluído no aumento salarial mais 0,6%.

3. Se o valor se situar entre 4% e 5% haverá lugar ao pagamento de um prémio no valor de 0,7% do total de remunerações anuais. Se atingido este valor de absentismo, no ano seguinte é incluído no aumento salarial mais 0,7%.

Prémio de absentismo:

1. Se o valor se situar entre 5% e 6% haverá lugar ao pagamento de um prémio no valor de 0,5% do total de remunerações anuais. Se atingido este valor de absentismo, no ano seguinte é incluído no aumento salarial mais 0,6%.

2. Se o valor se situar entre 4% e 5% haverá lugar ao pagamento de um prémio no valor de 0,6% do total de remunerações anuais. Se atingido este valor de absentismo, no ano seguinte é incluído no aumento salarial mais 0,6%.

3. Se o valor se situar entre 3% e 4% haverá lugar ao pagamento de um prémio no valor de 0,5% do total de remunerações anuais. Se atingido este valor de absentismo, no ano seguinte é incluído no aumento salarial mais 0,7%.

A CNS/SIESI reivindica todos os anos melhorias, quer remuneratórias, quer condições de vida, em unidade com os trabalhadores. No processo negocial nem sempre conseguimos tudo, mas temos de afirmar que, mais uma vez, fomos todos nós e não outros (como alguns tentam fazer crer) que alcançamos mais esta melhoria, decidida colectivamente, em prol dos trabalhadores.

Conforme diz o povo: “Água e azeite não se misturam” e “A verdade vem sempre ao de cima”. Para nós não é necessário utilizar estratégias negociais para chegar aos nossos objetivos que, neste caso, não tem cara, nem pai, nem mãe.

Claro está que se a postura da CNS/SIESI, com o apoio dos trabalhadores, não fosse firme durante à interminável ronda de reuniões, hoje estaríamos a lamentar uma série de direitos entregues de mão beijada. Este sim era o objetivo da direção da empresa desde o início, com o apoio de alguns.

A Unidade e força dos trabalhadores será sempre a sua grande arma, será assim que continuaremos o nosso caminho, caminhando na melhoria das condições de trabalho e da vida dos trabalhadores.

A CNS/SIESI 7 de Abril 2020

Unidade! A força dos trabalhadores!