Efacec Arroteia arquivoAo fim de quatro meses de despedimentos e ataques aos direitos dos trabalhadores, confirma-se a pertinência da proposta de nacionalização da Efacec, que o SITE Norte defendeu a 30 de Janeiro, numa reunião com os secretários de Estado da Economia e do Trabalho.

O SITE Norte apresentou, num comunicado aos trabalhadores, dia 27 de Abril, um balanço da actuação da administração da Efacec, assinalando que nem a pandemia a faz parar nos seus intentos.

Continuou a aplicar processos disciplinares, com vista ao despedimento. Agora, um dos alvos foi um delegado sindical que questionou a empresa acerca da falta de condições de trabalho no que diz respeito aos equipamentos de protecção individual.

Apesar dos planos de contingência, os trabalhadores estiveram (e estão) a trabalhar sem os devidos luvas, máscaras, gel, etc, e não é feita a devida higienização dos locais de trabalho.

As empresas Efacec Energia, Efacec Engenharia e Sistemas e Efacec Serviços Corporativos têm a maioria dos seus trabalhadores em lay-off desde 6 de Abril. Mas, acusou o sindicato, estão a subcontratar empresas e a colocar trabalhadores subcontratados a ocupar os postos de trabalho de quem está em lay-off.

Além disso, em algumas unidades de negócio onde o lay-off está implementado, os trabalhadores estão a realizar horas extra.

A administração decidiu quem em Abril os salários não serão pagos, como sempre, no dia 28.

Se a tudo isto juntarmos as várias notícias, com conteúdo contraditório, acerca do futuro da Efacec, percebe-se a apreensão dos trabalhadores quanto ao futuro.

O sindicato reitera que a nacionalização da Efacec é urgente e necessária, tanto para resolver os problemas de tesouraria, como para intervir nos constantes atropelos.

O papel do Estado na defesa da saúde pública tem de ser complementado com medidas reforçadas na defesa dos postos de trabalho e da economia nacional.

O SITE Norte exige que o Governo, para garantir o futuro da Efacec, no actual contexto, decida a sua urgente nacionalização e mantenha na esfera pública, colocando assim este grupo industrial ao serviço do desenvolvimento económico da região e do País.

FONTE: FIEQUIMETAL