Cultura em LutaRepresentantes de um grupo de14 estruturas representativas e grupos formais e informais do sector da cultura e das artes foram recebidos hoje pelo Presidente da República. Amanha decorrerá uma Manifestação Nacional dos trabalhadores da cultura, espectáculos e audiovisual, às 18:00 horas, no Rossio, em Lisboa, na Avenida dos Aliados, no Porto, e nas escadarias do Teatro Lethes, em Faro.

Nos últimos meses não foi implementada nenhuma resposta que garantisse protecção social aos trabalhadores da cultura, nem foi criado nenhum apoio significativo para enfrentar a situação de emergência deste sector paralisado.

Comunicado à comunicação social do CENA-STE

O coletivo UNIDXS PELO PRESENTE E FUTURO DA CULTURA EM PORTUGAL será recebido pelo Presidente da República dia 3 de junho, pelas 17h, no Palácio de Belém.

Em nome desta plataforma estarão presentes na reunião Rui Galveias e Catarina Requeijo, que estarão disponíveis para prestar declarações à comunicação social.

UNIDXS PELO PRESENTE E FUTURO DA CULTURA EM PORTUGAL agrega 14 estruturas representativas e grupos formais e informais do setor da cultura e das artes.

Nos últimos meses não foi implementada nenhuma resposta que garantisse proteção social aos/às trabalhadores/as da cultura, nem foi criado nenhum apoio significativo para enfrentar a situação de emergência deste setor paralisado, apesar dos alertas públicos sobre a gravidade da situação, das propostas de medidas e do comunicado público redigido por esta plataforma, datado de 29 de abril.

As associações representativas do setor:

Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos - CENA-STE

Performart - Associação Para As Artes Performativas em Portugal

Plateia - Associação de Profissionais das Artes Cénicas

Rede - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea

As associações:

Fundação GDA

Acesso Cultura

Precários Inflexíveis

Os grupos informais:

Ação Cooperativista - Artistas, Técnicos, Produtores

Artesjuntxs

Artistas 100 %

Comissão de Profissionais das Artes

Intermitentes Porto e Covid

Independentes, mas pouco!

M.U.S.A. - Movimento de União Solidária de Artistas

Arte Educadores em Luta.