samsO Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas / Mais Sindicato, filiado na UGT, insiste numa proposta de Acordo de Empresa com grandes perdas salariais e de direitos para os trabalhadores do SAMS - Serviço de Assistência Medico-Social, de que é proprietário. Os trabalhadores estão a realizar plenários, durante esta semana, convocados pelos sindicatos que os representam, para avaliar e debater a evolução do processo negocial.

Informação do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses:

Acordo de Empresa no SBSI/ MS: plenário de 9 a 13 novembro
SBSI/Mais Sindicato mantém proposta de Acordo de Empresa com grandes perdas salariais e de direitos.

A 2 de julho, o SBSI/Mais Sindicato apresentou propostas negociais de Acordo de Empresa (AE), por grupos profissionais, aos sindicatos. Fizemos uma contraproposta sindical.

Foi na base destes pressupostos que o CESP, SEP, STSS, SIFAP e SFP apresentaram, no prazo legal, uma contraproposta sindical. Nesta consta um clausulado geral comum, tal como nas propostas apresentadas pelo Mais Sindicato (MS) e, em anexos, as matérias específicas relativas a cada grupo profissional ou seja, as respetivas carreiras profissionais e correspondentes remunerações.

Em continuidade e de acordo com a legislação entregámos à Direção do Mais Sindicato, uma proposta de Protocolo Negocial que recusaram negociar.

A Direção do MS também recusou negociar a contraproposta sindical e determinou que as reuniões fossem por grupos profissionais. Convidou, para estas negociações os sindicatos que conjuntamente com o MS, integram a mesma frente sindical da UGT (FETESE) e determinou a formação de 3 Mesas Negociais.

As negociações foram iniciadas em setembro, onde decidiram ter por base a sua proposta e apesar de pretender negociar as questões do clausulado geral, nas diversas Mesas Negociais, sempre defendemos que estas matérias deviam ser negociadas com todos, nomeadamente: direitos sociais, SAMS, horários de trabalho, trabalho noturno, trabalho extraordinário, regime de faltas, etc.

Nas últimas reuniões, com pouca evolução nas matérias e com a retirada de alguns direitos, os sindicatos solicitaram, nas respetivas Mesas Negociais, uma clarificação sobre o que pretende a Direção.

Entretanto agendámos plenários com os trabalhadores para a semana de 9 a 13 de novembro.

O Mais Sindicato agendou para 5 de novembro a reunião conjunta com todos os sindicatos com poucas novidades em cima da mesa. Nova reunião agendada para 20.

Iremos apresentar as nossas propostas e aguardamos que haja uma maior evolução que nos permita negociar rapidamente um novo Acordo de Empresa e travar as inaceitáveis perdas salariais e de direitos, decorrente das caducidades que impôs.

Serão agendados plenários para avaliarmos e debatermos com os trabalhadores, os resultados desta e a evolução processo negocial: Para mais informações contacta os delegados destes Sindicatos!