Sindicato recusa acordo da associação patronal e UGT na NovadisA Novadis, distribuidora da Sagres, entre outras marcas, quer impor um regime de banco de horas negociado entre a associação patronal e a UGT. O SINTAB, sindicato da CGTP-IN do sector da indústria da alimentação e bebidas, já comunicou à empresa que, por lei, tal acordo não pode ser aplicado aos seus associados e tem a circular um abaixo-assinado contra a insistência da empresa em ditar o banco de horas ilegal.

Nota de Imprensa do SINTAB - Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal

NOVADIS – Trabalhadores contra banco de horas na distribuidora da SAGRES

Os Trabalhadores da NOVADIS estão a promover um abaixo-assinado contra a insistência da empresa na implementação do regime de banco de horas que consideram ilegal.

Após iniciativa de sindicalização massiva dos Trabalhadores do centro logístico de Canelas, Vila Nova de Gaia, e da entrega de uma carta reivindicativa que incidia sobretudo na harmonização salarial entre os Trabalhadores do norte e sul do país, a empresa comunicou a intenção de implementar, de imediato e em todo o país, um regime de banco de horas, invocando contratação coletiva acordada entre a Associação Patronal e a UGT, que não representa nenhum destes trabalhadores.

O SINTAB já comunicou à Empresa que a lei determina que o CCT assinado entre a ADIPA e a UGT não pode ser aplicado aos Trabalhadores seus associados, havendo inclusive várias decisões judiciais que determinam jurisprudência sobre este assunto. Não obstante, a NOVADIS mantém a imposição da implementação e aplicação do regime de banco de horas a todos os Trabalhadores.

Por esse motivo, a que acresce o descontentamento por via da incompreensível e desrespeitosa desvalorização das suas reivindicações, os Trabalhadores promovem entre si, a partir de hoje, um abaixo-assinado em todas as unidades do país, de forma a demonstrar à empresa que, em bloco, não aceitarão esta imposição que visa desvalorizar o seu trabalho, bem como a sua vida pessoal.

Os Trabalhadores mantêm ainda a vontade de, caso a empresa não recue nesta intenção, promover, em breve, ações de luta mais sólidas que passarão pelo recurso à greve e manifestação pública.

A empresa NOVADIS pertence ao grupo SCC Heineken, e é responsável, a nível nacional, pela distribuição, assistência técnica e vendas das marcas do grupo, de onde se sobressai a cerveja SAGRES.

Recentemente, a SCC Heineken deu a conhecer a intenção de consolidação de todas as empresas do grupo numa só, à exceção da NOVADIS.