Mineiros da Panasqueira entram hoje em greveEstá evidente, por negócios milionários recentes, que não falta dinheiro ao Grupo Almonty, mas a administração da BTW(P) ignorou esse facto na reunião com o Ministério do Trabalho. O STIM confirmou a greve, de hoje até 8 de Maio.

Além das greve de duas horas diárias, para todos os trabalhadores, a greve na Beralt Tin & Wolfram (Portugal) abrange todo o trabalho suplementar, no mesmo período.

Há dinheiro!

Numa reunião realizada no passado dia 20, no Porto, entre a administração e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, com a intervenção do Ministério do Trabalho, ficou ainda mais claro que a administração só não melhora as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores porque não quer.

Em comunicado, o STIM relatou que, inicialmente, a administração apresentou-se na reunião, que ela própria pediu, sem qualquer proposta. Só após a insistência do sindicato a administração apresentou propostas, mas estas ficam muito longe de satisfazer minimamente as justas reivindicações dos trabalhadores.

Mas, para além dos novos investimentos que a empresa se prepara para fazer em novas explorações, no Norte do País, ficou-se a saber que o Grupo Plansee comprou mais de 10 milhões e meio de acções ao Grupo Almonty, no valor de 11 milhões 222 mil e 279 dólares, para além de outras garantias milionárias.

Portanto, comenta o STIM, dinheiro é coisa que não falta e a satisfação das reivindicações dos trabalhadores, para o grupo Almonty e para os novos accionistas, é apenas «trocos».

O sindicato reiterou a disponibilidade para, a todo o momento, se reunir com a administração e resolver o conflito. Mas, até lá, a luta continua!

FONTE:FIEQUIMETAL