Lutar pelos direitos combater a exploraçãoA União dos Sindicatos de Aveiro/CGTP-IN e os Sindicatos integrados no Movimento Sindical Unitário, vão realizar as comemorações do 1º de Maio, em Aveiro, que este ano tem como lema: “LUTAR PELOS DIREITOS! COMBATER A EXPLORAÇÃO!”. Tal como em anteriores iniciativas, serão garantidas as medidas de protecção da saúde e distanciamento sanitário São os trabalhadores que estão na linha da frente deste combate, assegurando os serviços públicos, a produção de bens e serviços essenciais entre outras funções. Sem os trabalhadores nada funciona!

Para o efeito, trabalhadores e população, vindos de vários locais do distrito, vão concentrar-se às 15 horas, no Largo da Estação, de onde sairão em manifestação até ao largo do Rossio.

Passados 135 anos sobre os massacres de Chicago (EUA), que estiveram na origem do 1º de Maio, os trabalhadores de todo o mundo continuam a lutar por melhores condições de vida e de trabalho, pela sua emancipação, por uma sociedade nova, livre da exploração do homem pelo homem.

Contudo, os problemas estruturais mantêm-se. A precariedade, a dependência face ao exterior, os baixos salários e as reduzidas reformas, a pobreza que af ecta as crianças porque aos seus pais é negado o direito ao trabalho e o trabalho com direitos, a pobreza que atinge os trabalhadores e a que afecta os reformados, são realidades que já cá estavam e que se agravam, porque a resposta do governo é desequilibrada, atribui ajudas a quem deveria ser chamado a contribuir e deixa de fora muitos dos que realmente necessitam.

Por isso, quando o governo acena com 40€ para o SMN em 2022, aquilo que podemos afirmar é que se forem para começar a ser aplicados hoje, ou no início de Junho, já vêm tarde. Se for para o próximo ano, é mais do mesmo, curto e insuficiente.

Pode o Governo apresentar Livros Verdes, associar se a pseudo pilares dos direitos sociais, vender o retrocesso como se de avanços se trate, que a CGTP IN aqui estará, para denunciar, para combater e lutar pela alternativa que propomos, pelos direitos que defendemos, pelos interesses dos trabalhadores!

Porque não há política de Esquerda com legislação do trabalho de direita, os trabalhadores e o povo participarão nas comemorações do 1º de Maio em Aveiro, para exigir a concretização de uma política de Esquerda e Soberana, comprometida com os valores e ideais de Abril.

Fonte: USA/CGTP-IN