Elevada adesão à greve dos trabalhadores das cantinasEstá a decorrer hoje uma greve nas cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados.

Num balanço da greve no final da manhã, a FESAHT estima que mais de 80% dos trabalhadores estejam em greve.

Esta greve está a ter forte impacto nas cantinas escolares, com centenas de cantinas encerradas, o que levou ao encerramento de muitas escolas no segundo período de aulas; mas também nas cantinas dos hospitais, onde estão apenas a ser garantidos serviços mínimos na maioria das cantinas hospitalares; bem como em IPSS’s, institutos públicos, fábricas industriais e outras unidades.

Esta grande adesão é a resposta firme e cabal dos trabalhadores à intransigência da AHRESP que quer impor salários baixos, à tentativa da AHRESP de retirar direitos e ao arrastamento do processo negocial desde 2004.

Os trabalhadores em greve, concentrados na sede e delegações da AHRESP a nível nacional, provaram uma moção onde repudiam a nova proposta da AHRESP e exigem:

• Aumentos salariais justos e dignos;
  • Respeito pelos direitos dos trabalhadores;
  • Negociação imediata do contrato coletivo de trabalho e a manutenção de todos os direitos nele consagrados.

Os trabalhadores decidem ainda, caso não haja uma resposta positiva às suas reivindicações, desde já mandatar os sindicatos para convocarem novas formas de luta.

Ler Moção aprovada pelos trabalhadores das cantinas, refeitórios e bares concessionados, em greve, concentrados na sede e delegações da AHRESP no dia 17 de maio de 2021greve, concentrados na sede e delegações da AHRESP no dia 17 de maio de 2021

Fonte: FESAHT