Abaixo assinado reclama actualização dos salários no grupo Dom Pedro HotelsDELEGAÇÃO SINDICAL ENTREGOU ABAIXO-ASSINADO COM DEZENAS DE ASSINATURAS AO DOM PEDRO HOTELS & GOLF COLLECTION

Ontem, dia 17, uma delegação sindical de dirigentes e das delegadas sindicais do grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection foram entregar um abaixo-assinado com dezenas de assinaturas de trabalhadores dos estabelecimentos que o grupo detém em Vilamoura, a reclamar à administração do grupo uma justa actualização dos salários, a reposição do valor do subsídio de alimentação retirado em 2020, o respeito pelo direito a férias, o pagamento do trabalho prestado em dia feriado com o acréscimo de 200%, a valorização das carreiras profissionais, entre outros.

Dando seguimento ao reclamado pelos trabalhadores o sindicato decidiu solicitar uma reunião à administração do grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection para o próximo dia 25 de Maio para abordar estas e outras propostas com vista a melhorar as condições de vida dos trabalhadores.

O sindicato irá continuar a esclarecer e a organizar os trabalhadores para lutarem pela defesa dos seus direitos e a melhoria dos salários e das condições de trabalho.

ABAIXO-ASSINADO

EXIGIMOS RESPEITO E DIREITO A UMA VIDA DIGNA!

Nos últimos anos os salários e as condições de trabalho no grupo Dom Pedro têm-se vindo a degradar paulatinamente, resultando no empobrecimento e na degradação das condições de vida da maioria dos que trabalham neste importante grupo económico do sector turístico.

O congelamento dos salários durante vários anos, a diminuição dos rendimentos por via do não pagamento do trabalho suplementar, trabalho prestado em dia feriado e de descanso semanal, a diminuição do subsídio de alimentação, entre outros, tem vindo a resultar no agravamento da situação económica de quem se tem esforçado para prestar o melhor serviço possível. A verdade é que o esforço e a dedicação dos trabalhadores não tem sido compensado pela administração do grupo Dom Pedro.

Por isso, o descontentamento no seio de quem trabalha para o grupo Dom Pedro tem vindo a aumentar nos últimos anos, estando a atingir actualmente pontos de rotura de vária ordem. Nesse sentido, pensamos que é urgente uma mudança de atitude da administração do grupo Dom Pedro que tenha em conta as necessidades dos trabalhadores e das suas famílias, nomeadamente, uma justa actualização dos salários, a reposição do valor do subsídio de alimentação, o pagamento do subsídio de férias, o respeito pelo direito a férias, o pagamento do trabalho prestado em dia feriado com o acréscimo de 200%, a valorização das carreiras profissionais, entre outros.

Assim, os trabalhadores abaixo-assinados, a prestar serviço nos vários estabelecimentos do grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection, exigem que a administração se sente à mesa das negociações com o sindicato para acordar uma justa valorização dos salários e a melhoria das condições de trabalho e dos direitos, com o objectivo de repor o poder de compra perdido nos últimos anos, promover uma mais justa repartição da riqueza, valorizar as profissões e facilitar a conciliação da actividade profissional com a vida pessoal e familiar, o que conduzirá inevitavelmente à melhoria da produtividade e da qualidade do serviço prestado ao cliente.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve