Valeu a pena na Panasqueira lutar para acordo melhor Vale sempre a pena lutar - destacou o STIM, num comunicado sobre a conclusão das negociações do Caderno Reivindicativo para 2021, na sequência da vontade expressa dos trabalhadores nos plenários e tendo presente a grande luta desenvolvida, nas greves iniciadas a 26 de Abril.

Como matérias que determinaram o acordo dos trabalhadores e do sindicato, no comunicado destaca-se:• Conquistar actualizações salariais no valor de 30,00 euros para os dois níveis mais baixo da grelha salarial e de 27,50euros para os restantes níveis;

• Aumentar o subsídio de turno, de 15,00 para 17,50 euros, no regime de dois turnos rotativos, e de 25,00 para 27,50 euros, no regime de três turnos rotativos;

• Aumentar o subsídio de alimentação em 0,50 euros, para os trabalhadores do interior (de 9,00 para 9,50 euros) e para os trabalhadores do exterior (de 7,50 para 8,00 euros);

• Aumentar o número máximo de anuidades, de 16 para 18, no valor de 6,20 euros por cada ano;

• Assegurar efeitos retroactivos de todas as matérias acordadas, a 1 de Janeiro de 2021;

• Garantir um dia de dispensa remunerada a gozar no dia do aniversário do trabalhador ou em dia de trabalho subsequente, caso o aniversário coincida com dia de folga, férias ou feriado.

No comunicado refere-se ainda que, no âmbito deste acordo, as horas de greve serão descontadas no final do mês de Maio, mas, para não penalizar tanto os trabalhadores, os retroactivos de Maio serão pagos na primeira quinzena de Junho. Os restantes retroativos, correspondentes aos meses de Janeiro a Abril, serão pagos em duas prestações, com os salários de Junho e de Julho.

FONTE: FIEQUIMETAL