bingo boavista Os trabalhadores estão desesperados pela demora e receosos quanto ao futuroRealizou-se no passado dia 16 do corrente mês de julho, uma reunião entre o sindicato e a Secretária de Estado do Turismo (SET) para analisar a situação da sala de jogo do Bingo Boavista.

A SET manifestou-se muito preocupada com a situação dos trabalhadores e empenhada numa solução que leve à abertura desta importante sala de jogo da cidade do Porto e à garantia dos postos de trabalho.

A SET informou que já tem uma solução alinhavada, mas não disse qual, alegando a necessidade de analisar melhor o processo com o Ministro da Economia, comprometendo-se a dar uma resposta ao sindicato, durante esta semana.

Contudo, o sindicato e o plenário de trabalhadores, que reuniu no mesmo dia a seguir à reunião, ficaram insatisfeitos com as respostas da SET.

Na reunião, os representantes dos trabalhadores confrontaram a SET com as promessas que fez há dois meses, de encontrar uma solução rapidamente, lembraram a situação dos 62 trabalhadores que estão sem o subsídio de Natal e os salários de janeiro, fevereiro e março de 2021 e que agora, com o contrato suspenso, viram o seu rendimento mensal reduzido brutalmente.

Os representantes dos trabalhadores não compreendem o porquê de ao fim de dois meses a SET ainda não ter tomado uma decisão, face à emergência social dos trabalhadores.

Há dois meses, a própria SET tinha admitido a retirada da concessão à PEFACO, a nomeação de uma comissão administrativa, a reabertura da sala, a realização de um novo concurso, a manutenção dos postos de trabalho e os direitos e regalias dos trabalhadores.

Os trabalhadores estão desesperados pela demora e receosos quanto ao futuro.

A sala de jogo do Bingo Boavista faturava mais de 6 milhões de euros por ano antes da pandemia, é importante para a cidade do Porto, emprega 62 trabalhadores, está encerrada desde o dia 16 de janeiro de 2021, não reabriu no dia 1 de maio como as demais salas de jogo e mantém-se encerrada até à data de hoje.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte