Acção sindical em Braga pela reposição dos direitos e aumentos salariaisAcção sindical em Braga pela reabertura das empresas, reposição dos direitos, negociação da contratação coletiva e aumentos salariais

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte realizou ações de informação e esclarecimento junto dos trabalhadores da hotelaria, restauração e similares, designadamente plenários e contactos, em toda a região Norte, para exigir a reabertura de todas as empresas e estabelecimentos, a reposição de todos os direitos dos trabalhadores, a negociação da contratação coletiva e aumentos salariais.

Depois destes contactos com os trabalhadores, realizou-se hoje, uma ação sindical nas ruas da cidade de Braga junto à porta das empresas do setor, onde entregou uma moção, em anexo, onde se exige:

• Reabertura imediata de todas as empresas e estabelecimentos;

• Reposição de todos os direitos dos trabalhadores retirados desde o início da pandemia;

• Pagamento dos salários em atraso;

• Integração nos quadros de todos os trabalhadores despedidos;

• Respeito pelos direitos dos trabalhadores;

• Negociação da contratação coletiva;

• Aumento salarial mínimo de 90 euros para todos os trabalhadores.

AÇÃO SINDICAL EM VINA DO CASTELO

Esta ações prosseguem na próxima quarta-feira, na cidade de Viana do Castelo, a partir das 9:30 horas, com partida junto à estação dos comboios, que terminará na Praça da República, pelas 11:30 horas, onde será dada uma conferência de imprensa e feito um balanço da ação realizada.

FORTE AÇÃO SINDICAL NA HOTELARIA E RESTAURAÇÃO DO PORTO

Na próxima sexta-feira, será realizada uma forte ação sindical dos trabalhadores da hotelaria, restauração e bebidas junto à porta das empresas do setor no Porto, com partida da Praça da Ribeira, junto à porta do Hotel Pestana Porto, a partir das 9:30 horas. A manifestação prosseguirá por diversas ruas do Porto até à sede da associação APHORT na Praça D. João I, seguindo depois para a delegação da associação patronal AHRESP na Rua Doutor Alfredo Magalhães, nº 60, Porto

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte