ASSOCIAÇÕES PATRONAIS DO TURISMO ALGARVIO RECUSAM MELHORAR OS SALÁRIOS E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Há vários anos que as associações patronais do sector do turismo da região do Algarve vêm recusando a melhoria dos salários e das condições de trabalho. Desde 2007 a AIHSA – Associação dos Industriais da Hotelaria e Similares do Algarve aceitou rever o Contrato Colectivo de Trabalho do sector somente três vezes, nos anos 2009, 2017 e 2018, isto é, em treze anos os salários ficaram congelados dez anos. Em 2019 foi enviada à AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve uma proposta para um novo Contrato Colectivo de Trabalho com o objectivo de melhorar as condições de trabalho e de vida de milhares de trabalhadores a prestar trabalho nas empresas associadas nesta associação patronal, mas até ao momento a mesma continua a recusar a assinatura de um acordo que melhore os salários e mantenha os direitos.

Devido ao bloqueio permanente que o patronato tem vindo a fazer à negociação colectiva cerca de 80% dos trabalhadores deste sector recebem actualmente o Salário Mínimo Nacional, sendo que as condições de trabalho também se degradaram enormemente, nomeadamente, com a imposição de longas jornadas de trabalho e horários cada vez mais desregulados, ao mesmo tempo que os direitos dos trabalhadores em vigor não são respeitados na grande maioria das empresas.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Tendo em conta a situação de forte exploração existente actualmente neste sector a Direcção do Sindicato da Hotelaria do Algarve decidiu realizar uma acção de denúncia pública em Faro, no dia 19 de Agosto, pelas 10h00, na Av. da República, entre o Hotel EVA e o Hotel Faro, onde será realizada uma conferência de imprensa. Desde já se convida esse órgão de comunicação social a estar presente. No final os presentes irão deslocar-se à AIHSA e à Região de Turismo do Algarve para entregar uma moção.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve