Os trabalhadores da Apeadeiro 2020, Ld.ª, nova concessionária do serviço de refeições dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades estão de férias sem receber o subsídio respetivo.

Na reunião realizada dia 29 de julho no Ministério do Trabalho com a anterior concessionária Risto Rail e a atual Apeadeiro 2020, a FESAHT alertou para a situação e solicitou que o problema do pagamento do subsídio de férias fosse desde logo esclarecido.

Contudo, a Risto Rail recusou esclarecer remetendo para um protocolo que pretendia fazer com a Apeadeiro 2020 e o Ministério do Trabalho deu cobertura à empresa.

Agora, os trabalhadores estão de férias sem subsídio, o que impossibilita o gozo de férias em condições mínimas.

Os sindicatos já reclamaram da situação junto das empresas, mas a situação mantém-se. Também foi pedida a intervenção da ACT, mas ainda não há resposta.

A FESAHT já requereu nova reunião com as duas empresas ao Ministério do Trabalho, mas inda não obteve resposta.

Esta situação é inaceitável e ilegal. A Risto Rail diz que o grupo Gategroup não manda mais dinheiro para Portugal e que só pagará quando receber da CP e da Apeadeiro 2020. A atual concessionária está obrigada a pagar o subsídio em causa, sem prejuízo do direito de regresso sobre a Risto Rail, mas também não paga.

Fonte: FESAHT