Negociações do Caderno Reivindicativo da DIA Portugal

O CESP informa que se realizou, no passado dia 23 de Novembro de 2021, a segunda reunião com a Direcção de Recursos Humanos da DIA Portugal de discussão do Caderno Reivindicativo para 2022.

NESTA REUNIÃO, FOI POSSÍVEL APURAR AS SEGUINTES CONCLUSÕES:

Salários

A empresa está disponível para acompanhar o previsível aumento do salário mínimo nacional para 2022 (40€), em todas as categorias da tabela interna aplicada em 2021.

Anunciaram que este aumento poderá acontecer de forma faseada, e que está nesta altura dependente da autorização da DIA em Espanha e da evolução do Salário Mínimo Nacional.

Subsídio de alimentação

A empresa está disponível para actualizar o valor diário do subsídio de alimentação, tendo em consideração o aumento do custo de vida no país.

Não foram apresentados valores, mas também a actualização está, neste momento, dependente da empresa DIA em Espanha.

Fomos também informados que a empresa está receptiva em relação ao pagamento deste subsídio em numerário, ainda que em circunstâncias muito limitadas.

Carreira profissionais

Fomos informados que a perspectiva da empresa é equiparar as carreiras dos trabalhadores de armazém com as

dos trabalhadores de loja, tendo para isso dado o primeiro passo com a aplicação da tabela interna.

Horários e encerramentos

Não existe qualquer disponibilidade da empresa em reduzir o horário semanal para 39h ou encerrar ao domingo e feriado, nem no 1º de Maio.

Ficou o compromisso assumido de que a empresa irá aplicar em 2022 novas escalas de horários, que irão permitir fazer menos trabalho suplementar, que irão respeitar o direito ao fim de semana e com uma rotatividade que irá permitir aos trabalhadores ter mais tempo para conciliar a vida familiar com a vida profissional.

Caixas PPU

A empresa informou que foram tomadas medidas para reduzir e controlar o peso das caixas PPU dentro dos limites legais.

Formação Profissional

Estão a ser criados pela DIA Portugal vários programas de formação, nas vertentes técnica e comportamental, para todas as categorias profissionais da companhia.

A próxima reunião irá acontecer a dia 20 de Dezembro de 2021, altura em já haverá uma resposta definitiva para as matérias pendentes.

O CESP considera que as propostas avançadas são uma evolução em relação a anos anteriores.

Mas achamos que são insuficientes para quem há quase uma década foi penalizado, viu o seu poder de compra a diminuir e as condições de trabalho a piorar.

Consideramos que os aumentos propostos não tornam os salários dignos e que não devem estar dependentes da actualidade política ou de decisões que vêm de fora do país, muitas vezes calculadas sem ter em conta as necessidades dos trabalhadores e a realidade das suas vidas.

Consideramos também que seria um sinal muito positivo e de progresso que a DIA Portugal seja pioneira na redução da carga horária semanal no sector privado, considerando que está mais que provado que é um factor de aumento de produtividade e de qualidade de vida para quem trabalha.

Apesar dos avanços e recuos, das insuficiências e intransigências, o CESP valoriza todo o processo negocial em curso e a disponibilidade das partes em dialogar e colaborar.

Lembramos também que no passado, no presente no futuro, é a luta dos trabalhadores da DIA Portugal, organizados no seu sindicato de classe, o CESP, que determina os avanços e a melhoria das condições de salário, de vida e de trabalho nesta empresa.

Fonte: CESP