Denúncia da Frente Comum de sindicatos obriga Governo a ajustar escalões do IRSDENÚNCIA DA FRENTE COMUM DE SINDICATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OBRIGA GOVERNO A AJUSTAR ESCALÕES DO IRS

Foi após a denúncia da Frente Comum que o Governo anunciou a atualização das tabelas de retenção na fonte. Relembramos que em janeiro, por ausência deste ajustamento, os trabalhadores da Administração Pública foram, mais uma vez, penalizados. O Governo foi obrigado a reconhecer o erro e está obrigado a pagar retroativos das atualizações.

De acordo com as declarações do Governo, as tabelas de retenção na fonte do trabalho dependente foram atualizadas mediante a aplicação de uma redução média das taxas de 0,9%. A verdade é que muitos trabalhadores registaram perda liquida nos seus salários de janeiro e, como se isto não bastasse, o governo falhou também o compromisso de que a atualização salarial acompanharia o valor da inflação que, afinal, é de 1,27% e não de 0,9%

A Frente Comum exige que a situação seja resolvida e devolvido o salário retirado aos trabalhadores. É absolutamente inaceitável que existam perdas salariais líquidas por atrasos na implementação de medidas corretivas cujas consequências eram conhecidas.

A Frente Comum exige ainda o aumento real dos salários, com um mínimo de 90 euros para todos os trabalhadores, bem como o ajustamento dos escalões do IRS garantindo mais justiça fiscal. Sem direitos para os trabalhadores da Administração Pública não há desenvolvimento nem progresso social no país.

Fonte: FCSAP