O SITAVA agendou, até ao início de Março, plenários de trabalhadores da ANA/VINCI nos aeroportos nacionais. E discusão estarão assuntos como o Sistema de Avaliação de Desempenho, a chantagem com a denúncia do A.E., a decisão unilateral de não contribuição para o Fundo de Pensões, a revogação do pagamento de monitorias no âmbito de ações de formação ministradas pelos trabalhadores da ANA, a interpretação enviesada de cláusulas como a que define o pagamento do subsídio de turno e outras e a não resposta à proposta feita pelo SITAVA de Revisão Salarial para 2022.

Comunicado do SITAVA:

PLENÁRIOS DE TRABALHADORES BREVEMENTE EM TODAS AS ESCALAS!

Já em 2020 alertámos, por variadíssimas vezes, os trabalhadores acerca do tema SAD (Sistema de Avaliação de Desempenho). Estamos em Fevereiro de 2022 e a empresa não só continua a não cumprir com os trabalhadores a obrigação de executar as evoluções nas carreiras profissionais, conforme determina o A.E., Anexo III (Sistema de Carreiras, cláusula 5ª – Desenvolvimento nas Carreiras Profissionais), como ainda, sabe-se lá porquê, juntou as duas SAD´s de 2020 e 2021, sem que tenham antes atribuído os respetivos objetivos aos trabalhadores, para que estes possam avaliar se, de facto, os cumpriram ou não.

Como cereja em cima do bolo, para melhor manipular os resultados, a empresa definiu, ilegalmente um teto máximo grupal de 3.2, de média de avaliação, sendo que, seguramente, uns estarão acima da média e outros abaixo mesmo que não o mereçam. Como se sabe, médias são médias e quem fica abaixo não evolui. É mais uma brilhante e ardilosa iniciativa da empresa que visa exclusivamente prejudicar os trabalhadores.

Com esta posição da empresa, veja-se como soa a falso a seguinte frase dita, um dia, pelo Senhor Presidente:

O capital humano da ANA é o seu ativo mais valioso, e o modelo de avaliação de desempenho é uma ferramenta chave para desenvolvê-lo.”

Thierry Ligonnière

Se ao que elencámos acima, juntarmos o triste rol de atitudes da Administração como a chantagem com a denúncia do A.E.; a decisão unilateral de não contribuição para o Fundo de Pensões; a revogação do pagamento de monitorias no âmbito de ações de formação ministradas pelos trabalhadores da ANA; a interpretação enviesada de cláusulas como a que define o pagamento do subsídio de turno e outras e a não resposta à proposta feita pelo SITAVA de Revisão Salarial para 2022, temos efetivamente a radiografia de uma empresa e de uma Administração que tem como principal objetivo punir e desrespeitar os trabalhadores. Isto tem que parar!

Por tudo isto, chegou o momento de avançar para plenários, nos vários aeroportos, dizendo BASTA.

No verso, locais e datas para a realização de plenários com os trabalhadores.

Aeroporto de Humberto Delgado (Lisboa - )Dia 11 de Fevereiro

Aeroporto de Faro - Dia 17 de Fevereiro

Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) - Dia 18 de Fevereiro

Aeroporto de Porto Santo- Dia 24 de Fevereiro

Aeroporto Cristiano Ronaldo (Madeira) - Dia 25 de Fevereiro

Aeroporto João Paulo II (Ponta Delgada) - Dia 3 de Março

Aeroporto de Santa Maria - Dia 3 de Março

Aeroporto da Horta - Dia 4 de Março

Fonte: SITAVA