INFORMAÇÃO AOS TRABALHADORES DA INTELCIA

PRIORIDADE SINDICAL É A CONTRATAÇÃO COLECTIVA

SINTTAV E SNTCT APRESENTARAM PROPOSTA CONJUNTA

A Intelcia, é uma das empresas onde não existe Contratação Colectiva e daquelas onde esta mais se justifica, face à sua dimensão empresarial em termos de trabalhadores.

Os caminhos para se implementar a Contratação Colectiva na Intelcia são vários, o privilegiado para o SINTTAV e SNTCT era o alargamento do âmbito do ACT da MEO/Altice, na medida em que a Altice é detentora de cerca de 65% do capital da Intelcia, e nesse sentido, os dois sindicatos foram os obreiros dessa Proposta nas duas últimas negociações do ACT da MEO, reivindicação que não foi aceite.

O outro caminho é a apresentação de uma Proposta de AE autónomo para a Intelcia e foi isso que os dois Sindicatos decidiram fazer, pelo que esta proposta já foi entregue à Empresa, que tem 30 dias para responder.

EXPERIÊNCIA. O SINTTAV e o SNTCT, são dois Sindicatos muito experientes em termos da realidade laboral nas ETT e nos Call Centers, têm vindo a desenvolver um trabalho sindical há muito tempo neste sector e há vários anos que tentam negociar um Instrumento de Contratação Colectiva abrangendo todas as Empresas do Sector, como existe actualmente aqui ao lado na vizinha Espanha, mas o Governo não tem contribuído para tal.

Assim, neste contexto, os dois Sindicatos decidiram avançar para a elaboração e entrega de uma Proposta de AE à Intelcia, cimentada na sua experiência e saber, para cuja negociação o envolvimento dos trabalhadores será determinante e os dois Sindicatos trabalharão nesse sentido.

CUIDADO COM OS INTRUSOS, AS “CADELAS APRESSADAS PAREM OS CÃES CEGOS”

Agora surgiu um sindicato a dizer apressadamente que apresentou uma proposta de AE à Intelcia, sindicato esse que em termos de ETT e Call Centers é completamente leigo, dado que nunca foi essa a sua área de intervenção e só aparecem agora porque, através dos nossos argumentos na defesa do alargamento do âmbito do ACT da MEO à Intelcia, perceberam o que é esta empresa em termos de número de trabalhadores.

Mas cuidado com estes intrusos, porque no âmbito da PT/MEO/Altice, desde 1994, a sua prática em termos de negociações, foi estarem sempre do lado do patrão, ainda este ano, no processo negocial que terminou há pouco, mais uma vez isso se verificou, mas o ano das maiores cedências deste sindicato à PT foi em 2006, que entregaram à Adm. de mão beijada, as promoções automáticas, as quais se aplicavam só com base na antiguidade, processo que nunca mais se recuperou.

Agora surgem na Intelcia, dizendo que apresentaram uma proposta de AE, “a correr”, mas cuidado que “as cadelas apressadas parem os cães cegos” e é igualmente necessário ter muito cuidado e estarmos atentos, para que aquele sindicato não se prepare para fazer na Intelcia o que sempre fez na PT, repetimos, desde 1994, data em que esta empresa foi criada, por fusão da Telecom Portugal, TDP e TLP, empresa onde este sindicato tinha intervenção.

“Só toca viola quem sabe, não quem quer”.

O SINTTAV e o SNTCT seguirão o seu caminho, convictos da justeza de se apresentar uma Proposta de AE para a Intelcia, cuja empresa não pode ser um oásis onde não haja Contratação Colectiva, esta tem que existir, para acabar com:

• A selva Laboral.

• O fim do trabalho sem direitos.

• A inexistência de um trabalho digno.

• A exploração desenfreada dos trabalhadores.

• A prática do SMN mesmo para trabalhadores com mais de 20 anos de empresa.

• A prepotência e arrogância de muitas chefias.

É TEMPO DE NA INTELCIA EXISTIR

TRABALHO DIGNO E COM DIREITOS

Nota: Será divulgada uma brochura, com o mais

importante da nossa Proposta de AE

TRABALHADOR DA INTELCIA

REFORÇA OS SINDICATOS QUE TE DEFENDEM.

SINDICALIZA-TE.

Fonte: SINTTAV e SNTCT