Câmara Municipal de Lisboa quer despedir 40 trabalhadores não docentes24 de Fevereiro às 11h00
CONCENTRAÇÃO de Trabalhadores Não Docentes, Dirigentes e Delegados Sindicais
Frente à CM de Lisboa

→ NÃO AOS DESPEDIMENTOS!
→ NÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE TRABALHO PRECÁRIO!

Um conjunto de 40 trabalhadores não docentes sob gestão da CM de Lisboa serão despedidos no final do Mês de Fevereiro.

A maioria destes trabalhadores estão em funções há pelo menos 4 anos e meio em situação de precariedade, sem que o Governo e Autarquia tivessem tomado as medidas para a sua vinculação.

A abertura de Concurso Público para possibilitar a vinculação deste trabalhadores, foi sendo adiada, primeiro pelo Ministério da Educação e posteriormente pela CM de Lisboa.

No caso da CM de Lisboa, o Concurso foi sendo sucessivamente adiado, de forma inaceitável, sempre com “desculpas”. Ora eram as eleições autárquicas ora era a mudança de Executivo, o fato é que o concurso foi sendo adiado. A CM de Lisboa usou o modelo de prorrogação de contrato até final de Fevereiro 2022, o Ministério recusa-se a intervir no sentido de prorrogar os contratos e, quem sofre com esta situação são os trabalhadores que perdem o seu posto de trabalho.

Estes trabalhadores, na sua maioria mulheres e, com faixas etárias de entre os 40 e 50 anos de idade, detêm uma experiência de vários anos nas Escolas, perdendo as Escolas da Cidade de Lisboa, trabalhadores com valor comprovado.

Assim impõe-se que a CM de Lisboa, decida no sentido de manter os contratos de trabalho destes trabalhadores. Impõe-se que o Concurso avance e decorra com rapidez, sendo permitida a permanência destes trabalhadores nos seus postos de trabalho.

Fonte: STFPSSRA