CHUC proíbe a entrada a mulheres dirigentes sindicais nas maternidadesDIA INTERNACIONAL DA MULHER
CHUC proíbe a entrada a Mulheres-Dirigentes Sindicais nas Maternidades Bissaya Barreto e Dr. Daniel de Matos

Hoje, no período da manhã, Dirigentes Sindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro (STFPSC) foram proibidas de exercer actividade sindical nas instalações das Maternidades Dr. Daniel de Matos e Bissaya Barreto tendo sido vedada a sua entrada nestes locais de trabalho.

Inserido na Semana da Igualdade que decorre de 7 a 11 de Março promovida pela CGTP e pela Comissão para a Igualdade de Mulheres e Homens (CIMH), o STFPC programou várias iniciativas nas quais se integravam duas visitas sindicais às Maternidades Dr. Daniel de Matos e Bissaya Barreto, as quais foram comunicadas, atempadamente e nos termos da Lei, ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Ao chegarem às referidas maternidades as MULHERES, dirigentes sindicais em causa, foram informadas pelos seguranças das portarias de que não tinham autorização para entrarem nas instalações, não tendo sido dada qualquer justificação.

A Direcção do STFPSC vem por este meio dar público conhecimento desta ocorrência repudiando veementemente a situação, em clara violação da lei e de desrespeito pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER, tendo já feito chegar o seu protesto ao Conselho de Administração do CHUC aguardando que sejam dadas indicações a estes dois serviços para a reposição da legalidade e permitir a concretização da actividade sindical.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro