20220314SemanaIgualdadeObjectivo da acção sindical no dia-a-dia, a luta contra a discriminação e pela igualdade entre mulheres e homens no trabalho teve, mais uma vez, um ponto alto na «Semana da Igualdade», promovida a nível nacional pela CGTP-IN e a sua Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH), com forte participação da Fiequimetal e dos seus sindicatos.

Entre 7 e 11 de Março, sob o lema «A igualdade tem de existir para o País evoluir», realizaram-se iniciativas em locais de trabalho, plenários e acções de rua, incluindo desfiles e manifestações em grandes cidades.

Foram contactados milhares de trabalhadores e foram abordadas questões como: as discriminações salariais, a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar, os direitos de maternidade e de paternidade, o assédio e as doenças profissionais.

A participação empenhada e o interesse manifestado potenciam a continuidade e o aprofundamento da intervenção em torno destas temáticas, cada vez mais sentidas por mulheres e homens no trabalho, como se afirma na saudação divulgada pela CIMH/CGTP-IN.

Muitas destas iniciativas foram realizadas pelos sindicatos da Fiequimetal ou com a sua activa participação. Em 182 empresas do nosso âmbito sindical, dirigentes e activistas distribuíram a cerca de 23 500 trabalhadoras um postal e uma flor. Foram realizados quatro plenários, uma concentração à porta de uma empresa, quatro tribunas públicas, uma «caminhada» e quatro desfiles.

Fonte: FIEQUIMETAL