Os trabalhadores da DO – Direcção Operacional do ML – Metropolitano de Lisboa, estiveram hoje novamente em greve, que paralisou a actividade na empresa, conflito que se mantém opor falta de resposta da administração e do governo/Ministério do Ambiente, que caso não apareçam terão como resposta mais dois períodos de greve nos dias 18 e 27 de Maio, entre as 05h0mm e as 09h0mm.

Entretanto para a discussão geral da situação na empresa, realizar-se-á um plenário geral de trabalhadores no dia 13 de Maio.Os trabalhadores exigem respostas para o conjunto de problemas existentes, que têm a sua origem em 2018 e 2019, havendo da parte sindical toda a disponibilidade para aceitar algumas explicações do CA – Conselho de Administração, acreditando que havia abertura para as soluções, que nunca aconteceram, antes pelo contrário, os problemas agravaram-se e intensificaram-se, não existindo qualquer vontade, quer por parte da Direção, quer mesmo do CA em terminar com este conflito.

O que está em causa centra-se, na falta de condições de trabalho, total desrespeito por várias cláusulas dos AE em vigor, incumprimento de regulamentos e acordos, falta de efectivos em todas as categorias profissionais envolvidas,

Lamentamos profundamente, termos chegado a esta situação, sem que alguém responsável quer pela empresa quer pela Tutela, tenha demonstrado interesse em conhecer o que se está a passar, conscientes que se existisse vontade, seria fácil ultrapassar a maioria.

Perante a falta de resposta da CA do ML, cabe ao Ministro do Ambiente intervir para se encontrarem as soluções que se exigem, caso contrário teremos um conflito que se prolongará.

FONTE: FECTRANS