Os guardas-florestais do SEPNA/GNR aderiram hoje, massivamente, à Greve Nacional convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, para exigirem do Governo a abertura da negociação das suas reivindicações apresentadas há largo tempo e que até agora não tiveram qualquer satisfação.

De acordo com os dados até agora apurados, salientamos a adesão à greve a 100%, nos destacamentos Braga, Póvoa do Lanhoso, Barcelos, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo,

Santo Tirso, Amarante, Penafiel, Felgueiras, Monção, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Peso da Régua, Pombal, Abrantes, Coruche, Palmela e todos os destacamentos do Comando Territorial de Faro. De norte a sul do País, muitos outros destacamentos tiveram os guardas-florestais com adesões à greve muito significativas, ultrapassando os 90% na média nacional.

No Dia Nacional do Guarda Florestal, a grande maioria dos cerca de 400 profissionais da carreira de guarda-florestal, não compareceram ao serviço, aderindo à greve, para exigirem: a aprovação da tabela remuneratória específica; a atribuição de suplementos remuneratórios relativos à função policial e ao cumprimento de trabalho em patrulha e deescala de serviço; a consagração da autonomia operacional do corpo da guarda-florestal do SEPNA; e a melhoria das condições de trabalho, no que toca aos uniformes e viaturas.

Depois de no passado dia 20 deste mês, o Ministro da Administração Interna, na reunião com a Federação, não ter apresentado qualquer proposta para a abertura da negociação das reivindicações, os guardas-florestais deram hoje voz ao seu profundo descontentamento, demonstrando vontade de lutar pela melhoria das suas condições de trabalho e pela dignificação da carreira.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais saúda todos os guardas-florestais do SEPNA/GNR pela histórica participação nesta jornada de luta e exige que o Governo se manifeste disponível para de imediato dar início à negociação das reivindicações apresentadas.

Fonte:; Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais