Hotel Yeatman chama PSP para expulsar sindicalistas da portaO sindicato está a realizar ações de protesto e de sensibilização dos clientes dos hotéis do Porto para a situação social que vive o setor, com distribuição de comunicados à porta dos hotéis em inglês e português.

Estas ações prosseguiram hoje de manhã nos grupos Yeatman, Accor e Holiday Inn e vão prosseguir à tarde, nos grupos Vila Galé, Bessa Porto e Grande Hotel do Porto

O Hotel Yeatman, que não paga o trabalho prestado em dia feriado com 200% aos trabalhadores como está obrigado por força do Contrato Coletivo de Trabalho em vigor, solicitou aos dirigentes sindicais que saíssem da porta do hotel alegando ser espaço privado.

Os sindicalistas presentes recusaram invocando o direito à atividade sindical na empresa, previsto na Lei e na Constituição da República Portuguesa.

Face à recusa legitima dos sindicalistas, o hotel chamou a PSP para os expulsar.

Quando chegou ao local, a PSP não expulsou os sindicalistas, mas, numa ação intimidatória e ilegal, identificou os mesmos para os amedrontar, fazendo, deste modo, o frete ao patrão.

Os dirigentes sindicais presentes alertaram os agentes da PSP que as autoridades policiais não podem intrometer-se na atividade sindical, que não havia nenhum tumulto ou qualquer alteração à ordem pública, que estas ações estavam a decorrer em dezenas de hotéis, que são atividade normal do sindicato, mas os agentes mantiveram a ordem de identificação, parecendo estarem instruídos para tentar meter medo aos sindicalistas e levá-los a abandonar o local, o que não conseguiram. A ação decorreu durante todo o período previsto de 2 horas.

O sindicato vai apresentar queixa contra os agentes policiais que exorbitaram as suas atribuições e competências.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte