Os Trabalhadores da Varandas de Sousa estarão em greve, durante 24 horas, no próximo dia 16 de agosto, em protesto contra a falta de resposta da administração ao seu caderno reivindicativo, e realizarão ações de protesto e denúncia à porta das três unidades de produção.

Os Trabalhadores da Varandas de Sousa decidiram nos plenários no mês passado agendar esta ação de protesto, com 1 mês de antecedência, para forçar atempadamente uma resposta da empresa ao seu caderno reivindicativo.

O caderno reivindicativo exige aumento salarial devido ao extraordinário aumento do custo de vida, impossível de dar resposta com o salário mínimo nacional, generalizado na empresa. Outra das reivindicações incide sobre a melhoria do subsídio de refeição, atualmente de 2,5€, claramente insuficiente para pagar ou adquirir qualquer refeição, por mais modesta que seja, ou em que local for. Esta reivindicação adquiriu importância maior quando a empresa decidiu aplicar, aos trabalhadores não sindicalizados no SINTAB, um subsídio de refeição mais alto determinado por um contrato coletivo assinado, a preceito, por um sindicato da UGT, que impõe o regime de banco de horas e determina o corte pela metade ao valor das horas extra. Isto tem servido de meio de chantagem por parte da empresa, discriminando trabalhadores no recurso ao trabalho suplementar, sugerindo-lhes o fim da sindicalização para que, aceitando ganhar menos pelas horas extra, recebam um subsídio de refeição melhor (que ainda assim insuficiente).

Estas situações têm originado confrontos entre chefias e Trabalhadores, por pressão da administração, que redundam em inúmeras ações discriminação, pressão excessiva, controlo individualizado a alguns Trabalhadores, e excesso de chamadas de atenção sobre índices de produtividade sem que assegurem, primeiro, as condições mínimas de trabalho, o que se tem refletido na grande quantidade de Trabalhadores com situações de lesões crónicas nos braços e ombros, bem como doenças profissionais.

A Varandas de Sousa é a empresa âncora do Grupo Sousacamp que passou por um processo de insolvência nos últimos anos, tendo sido perdoada uma dívida de cerca de 60M€ de dinheiros públicos, por intermédio do NOVO BANCO no processo BES.

A empresa foi adquirida EM 2020 pela CORE CAPITAL, uma Sociedade Gestora de Capital de Risco, que mantém 90% do controlo da sociedade, cedendo 10% à SUGAL, maior produtor europeu de concentrado de tomate.

A Varandas de Sousa mantém-se como líder do mercado ibérico de produção e comércio de cogumelos frescos, detendo a quase totalidade do mercado nacional.

Os acionistas estão, neste momento, a realizar um forte investimento na unidade de Vila Flôr, para criar um centro de produção de composto para cogumelos, mas assumem o seu desinteresse pelo investimento nas pessoas, quer em formação, quer na melhoria das suas capacidades económicas e das suas vidas, isto num setor onde as pessoas assumem papel único e fundamental no processo de colheita, cuja capacidade de escolha de calibre e qualidade dos produtos é um processo unicamente manual e humano, não havendo equipamentos industriais que o façam. Prova disso tem sido a contínua opção por mão de obra estrangeira de legalidade questionável, que se verifica em crescendo em todas as unidades.

No dia 16, os Trabalhadores concentrar-se-ão à porta das unidades de produção da Varandas de Sousa, na Zona industrial de Constantim – Vila Real (conferência de imprensa às 10:00h); e na estrada nacional 214 em Benlhevai – Vila Flôr (conferência de imprensa às 12:00h).

Fonte: SINTAB