Os Guardas-Florestais do SEPNA/GNR, vão estar em greve no próximo dia 21 de Agosto, data da abertura da caça a várias espécies cinegéticas, para exigir do MAI, o início da negociação das reivindicações apresentadas há largo tempo e que até hoje não mereceram nenhuma resposta concreta que contribua para a dignificação da carreira profissional e da melhoria das condições de trabalho.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais(FNSTFPS) dirigiu um ofício à Secretária de Estado da Protecção Civil, no passado dia 29 de Julho, propondo ao MAI a apresentação de uma proposta sobre as matérias que esta estrutura sindical pretende ver satisfeitas, propondo um calendário negocial entre as partes de 26 de agosto a 7 de outubro.

As matérias em causa são as seguintes:

Definição da tabela remuneratória específica para a carreira profissional de Guarda-Florestal;

Consagração dos suplementos remuneratórios, designadamente, por exercício de funções da carreira de guarda-florestal e, por trabalho em equipa de protecção florestal;

Criação do Corpo de Guardas-Florestais, com a adequada autonomia hierárquica e funcional.

De acordo com o que foi comunicado oportunamente à Secretária de Estado da Protecção Civil, a FNSTFPS aguardou até 10 de Agosto, uma resposta daquela responsável governamental, o que não se verificou, pelo que decidiu avançar com uma paralisação de 24 horas dos trabalhadores Guardas Florestais no dia 21 de agosto de 2022, tendo já emitido o necessário aviso prévio de greve.

A satisfação destas reivindicações é fundamental para garantir a dignificação sócio profissional da carreira de Guarda- Florestal do SEPNA/GNR.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais