CONTRA A INFLAÇÃO UMA ATUALIZAÇÃO SALARIAL

É hoje completamente impossível ignorar os efeitos do processo inflacionário que está a tornar a vida dos trabalhadores num verdadeiro inferno. Desde praticamente o início do ano que os preços dos produtos de primeira necessidade, da alimentação à energia passando pelo crédito à habitação, não param de crescer, chegando a valores para muitos de nós completamente impensáveis.

aeroporto lisboaBasta seguir os noticiários televisivos e outros, para percebermos que os trabalhadores ou lutam com todas as armas que tiverem por melhores condições de vida, ou estarão condenados a sofrer dolorosamente os efeitos deste processo para o qual em nada contribuíram.

Como já esperávamos, rapidamente apareceram as vozes do “sistema” a dizer-nos que não, que a crise é passageira, que daqui a pouco tempo até nos oferecem os alimentos, portanto essa coisa da reposição do poder de compra não se justifica e só vem alimentar ainda mais a inflação.

Essas são, obviamente, ideias falsas. Nem o processo inflacionário é temporário nem os preços dos alimentos e outros produtos de primeira necessidade voltarão aos valores de antes da crise. Este é um processo inflacionário de origem especulativa, portanto propositado para potenciar lucros dos grandes grupos económicos – desde os financeiros aos da energia passando pela grande distribuição – e diminuir violentamente os rendimentos dos trabalhadores e suas famílias.

Tal como anunciámos no nosso anterior comunicado o SITAVA entregou à ANA – VINCI, uma proposta com vista à reposição do poder de compra perdido desde o princípio do ano, e que se estima em mais de 7%.

Para conhecimento, reproduzimos no verso deste comunicado a parte essencial da proposta já entregue à empresa que, certamente, virá repor alguma da justiça que a inflação nos tirou. Estamos, portanto, todos convocamos para a conquista do que é nosso por direito, um salário justo e um posto de trabalho digno.

Assim, vem o SITAVA ao abrigo do Artigo 486.º do Código do Trabalho, apresentar proposta de atualização salarial para o ano de 2023, propondo ainda que essa atualização se processe em duas fases:

1. Atualização das tabelas salariais em 3% a partir do próximo mês de outubro.
  2. Atualização das tabelas salariais em 4% a partir de janeiro de 2023;
  3. Atualização das clausulas de expressão pecuniária em 7% a partir de janeiro de 2023;
  4. Atualização do subsídio de refeição em 7% (subsídio diário de 9,68€) – a partir de janeiro de 2023;
  5. Anular o Nível R1 da tabela salarial I do Acordo de Empresa, adotando o valor de entrada a partir do Nível R2, tornando o Vencimento base mínimo na ANA nos 930,15 euros em janeiro de 2023.

Fonte: SITAVA