Os trabalhadores dos silos de Leixões reuniram-se em plenário e decidiram declarar greve a todo o tipo de trabalho suplementar por tempo indeterminado.

Esta é uma ação de protesto que se enquadra na luta destes Trabalhadores pelo direito à contratação coletiva, depois de a empresa ter feito caducar a anterior e se opor à aplicação de qualquer outra ou à negociação de nova.

Por essa via, a empresa, que já pagou a prestação de trabalho suplementar, em dia des descanso ou feriado, com acréscimo de 200%, ou seja, o triplo do valor normal, remete-se agora à aplicação do Código do Trabalho que apenas determina o acréscimo de 50% do valor hora normal.

É importante lembrar que a empresa SILOS DE LEIXÕES esteve 12 anos sem processar qualquer aumento salarial, descaracterizando por completo o poder de compra destes trabalhadores.

Os Trabalhadores decidiram ainda manter a luta reivindicativa por melhores salários e melhores condições de trabalho, aproveitando o mês de ação e luta definido pela CGTP que culmina com a manifestação nacional, em Lisboa e no Porto, no dia 15 de outubro.

Fonte: SINTAB