A Frente Comum aprovou hoje a sua Proposta Reivindicativa Comum para 2023 (PRC2023), que será entregue ao governo.

Num quadro de agravamento das condições de vida e de trabalho, a Frente Comum apresenta ao governo um conjunto de propostas que contêm a solução, tanto para os problemas com que os trabalhadores se confrontam, como para o necessário reforço dos Serviços Públicos e das Funções Sociais do Estado, cujo funcionamento é determinante para garantir o acesso da população a direitos fundamentais.

Das propostas que integram a PRC2023, desde já, destacamos as seguintes:

- O aumento intercalar das remunerações, no sentido de repor o poder de compra perdido em 2022;

- O aumento salarial de 10%, num mínimo de 100€, para todos os trabalhadores, com efeitos a 1 de Janeiro de 2023;

- A correcção da Tabela Remuneratória Única, garantindo as diferenças relativas entre níveis; - A revogação do SIADAP e a sua substituição por um Sistema de Avaliação justo;

- A valorização das Carreiras Profissionais;

- A dotação da Administração Pública de recursos humanos, materiais e tecnológicos necessários para o reforço dos Serviços Públicos e das Funções Sociais do Estado.

A Frente Comum exige que o processo negocial, que em breve se iniciará, incida sobre todas as matérias constantes da Proposta Reivindicativa Comum.

Fonte: Frente Comum