Dando cumprimento à vontade expressa de larga maioria de pilotos, manifestada em múltiplos contactos e particularmente expressa no último plenário realizado a 5 de Novembro de 2021, OFICIAISMAR/FECTRANS (Sindicato dos Capitães, OficiaisPilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante) avançou com um pré-aviso de greve, para uma jornada de luta para os próximos dias 29 e 30 de Novembro e 6 e 7 de Dezembro.

Esta greve, sob a forma de uma paralisação total do trabalho, abrange os Pilotos de Barra e Portos de todo o território nacional, independentemente da natureza do vínculo laboral.

Reivindica-se o cumprimento do acordo de 7 de Agosto de 2019, com as administrações portuárias, obtido após longas negociações, promovidas pela tutela de então, em que se procurava dar resposta a uma justa reivindicação destes profissionais respeitante à possibilidade da antecipação da aposentação/reforma a partir dos 60 anos de idade.

Apesar de todas as tentativas de diálogo com a tutela ao longo dos últimos 3 anos, consideram-se esgotadas as possibilidades de negociação, tanto mais que, em reunião no Ministério das Infraestruturas e Habitação, realizada no passado dia 21 de Setembro de 2022, foi claramente dito que o Governo não implementaria este acordo.

Fonte: FECTRANS